Image Map

As Vantagens de Ser Invisível- Stephen Chbosky

Oi, Oi Galera! Lembra do mês do Meu Livro Favorito? Pois é, trouxe mais um post sobre As Vantagens de Ser Invisível. Hoje, finalmente, escrevi a resenha. Espero que vocês gostem!


As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Idioma: PORTUGUÊS

Editora: Rocco- Jovens Leitores
Número de páginas: 223
Gênero: Romance, Drama, Romance epistolar.
Classificação: 


  Cartas, cartas e mais cartas.
   Charlie acaba de perder seu melhor amigo para a tristeza, e agora aquela solidão maldita o acompanha lado a lado.
   Foi quando um garoto na turma de trabalhos manuais e uma garota que tinha um sorriso inigualável, entraram nessa história. Sam, Patrick e Charlie se tornam grandes amigos e passam por várias experiências típicas de adolescentes. 
   Em meio de conflitos familiares, músicas depressivas, e pensamentos confusos eis que surge um romance.
  Charlie, que gostou de Sam na primeira vez que a viu, se apaixona pela garota.
  Sam, que namora Craig, acredita que Charlie é um grande amigo e apenas isso. 
  Será que esse romance terá um final feliz?  
  Em meio a uma tristeza inigualavelmente exata, Charlie leva uma vida confusa.
O que poderia ser melhor que um protagonista depressivo apaixonado pela melhor amiga? 

   Charlie narra sua vida em cartas. Sua vida familiar complicada, seu amor contido, sua saudade da Tia Helen e Michael, tanta loucura, paixão, tristeza e solidão contidas em apenas 223 páginas.

  O livro foi lançado em 1999, com a edição bem simples. Em 2012, com a adaptação cinematográfica, o livro ganhou uma popularidade inigualável e se tornou ícone adolescente. A diagramação atual trás a Emma Watson (Sam), Logan Lerman (Charlie) e Ezra Miller (Patrick), com a cor verde da primeira edição mantida.

  Assim que comecei a ler o livro percebi que não seria NADA previsível, e a cada página me surpreendia com um novo acontecimento. 
  O autor aborda assuntos polêmicos como homossexualidade, drogas, depressão, e graças a isso muitos que leram dizem que é inapropriado ou forte demais.
  A meu ver, Charlie queria apenas conhecer o mundo, e aos 15 anos não enxergava a maldade nas drogas, ou em beijar o melhor amigo para ajuda-lo. Ele queria apenas ser compreendido.

  Senti falta da presença de mais afinidade com os personagens secundários, o foco principal é no trio: Patrick, Sam e Charlie, e os outros personagens acabam sendo afastados do protagonista.
  As Vantagens de Ser Invisível é um livro detalhistas, com lições que não são expostas. Cabe ao leitor, tirar suas próprias conclusões. 

  Todos os livros tem pontos positivos e negativos, reconheço que o livro citado deixou a desejar no final. O autor deu um grande espaço de tempo e deixou de lado muitos acontecimentos, que se fossem descritos, daria uma outra visão a história.
Um dos pontos principais para eu escolher As Vantagens de Ser Invisível como meu livro favorito foi pelas tantas vezes que tentei e ainda tento decifrar o que o autor quis dizer com aquela frase, ou aquela vírgula estratégica. 

Quotes Favoritos:
"[...] Fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não gostam realmente umas das outras."
"Mas porque as coisas mudam. E os amigos partem. E a vida não para para ninguém."
"Porque não há problemas em sentir as coisas. E ser quem você é."

Então é isso galerinha!
Espero que tenham gostado.
Beijocas da Jay.

4 comentários:

  1. Olá!
    Bom, eu sempre quis ler "As Vantagens de Ser Invisível", mas ainda não tive oportunidade de ler a obra. Já pensei em ver o filme, mas só vou fazer isso depois que comprar e ler o livro.
    Ah, gostei bastante da resenha.

    Abraços!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio!
      Espero que você leia, pois é muito intrigante. Sou suspeita de falar, pois é meu livro favorito, mas é REALMENTE uma obra maravilhosa.

      Obrigada!
      Abraços, Jay.

      Excluir
  2. Fiquei curiosa, mesmo porque as opiniões sobre o filme é que é (o filme) muito bom. Os livros costumam ser melhores que os filmes, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!
      Realmente, que bom que você ficou curiosa. Espero que goste!

      Beijocas, Jay

      Excluir