Image Map

A Seleção- Kiera Cass

A Seleção
Autora: Kiera Cass
Idioma: Português
Editora: Seguinte
Número de páginas: 361
Gênero: Fantasia, Ficção juvenil
Classificação: ★★★★★

Surpreendente e viciante.

 A sociedade era dividida em oito castas, America, uma adolescente linda e curiosa, era uma Cinco, o que dificultava seu relacionamento com o, até então, amor da sua vida. Aspen era um Seis, e mesmo que os dois tivessem que abrir mão de muitas coisas, o amor que sentiam alimentava o sonho de se casarem e formarem uma linda família. Mas eis que surge A Seleção.

Incentivada pela sua família, que pensava no futuro, visto a situação financeira complicada em que estavam, e logo após por Aspen, com a desculpa de querer uma vida melhor para a amada, America se inscreve na Seleção, onde trinta e cinco garotas disputam o coração do príncipe Maxon e o título de princesa. O que America não esperava era ser uma das Selecionadas.


Visto que seu futuro com Aspen era indeciso, graças ao término trágico deles, America atende ao desejo da família e vai para o castelo onde passaria os próximos dias até quando o príncipe Maxon fizesse sua escolha. Mas ela sentia que aquele não era seu mundo, como uma violinista que nasceu Cinco iria virar Um e assumir todas as responsabilidades de ser princesa?

"Aspen nunca mais teria o prazer de partir meu coração. Eu estava ali por causa dele, e agora tiraria proveito disso." -Página 85

America precisava permanecer no concurso o máximo que podia, sua família precisava da mesada que recebiam por ela estar no castelo, e eis que surge a solução. Ao conhecer Maxon, o maravilhoso, simpático, lindo e gentil príncipe, que logo se encantou pela beleza e sinceridade de América, tratou de fazer um acordo. A verdade era que America acreditava que não conseguiria se apaixonar novamente, e o príncipe se sentia muito solitário mesmo em meio a tantas pessoas no castelo, então Maxon concordou em mantê-la até o final do concurso em troca da sua fiel amizade.

"Vontade era um luxo que não podíamos ter. Éramos movidos à base de necessidades." -Página 39

Acontece que um sentimento maior que amizade brota entre os dois, e America via que Maxon seria realmente um bom rei. Diferentemente do seu pai, o príncipe, assim que descobre ás mazelas do país e o que acontece nas castas mais baixas, toma providencias para ajudar a diminuir a desigualdade que existia. Em meio a isso, os ataques de rebeldes que queriam invadir o castelo são frequentes, mas o motivo da invasão ainda era desconhecido por Maxon. 

"Engoli em seco. Regras demais, estrutura demais, gente demais. Eu só queria ficar sozinha com um violino." -Página 110

Como lidar com o amor por dois homens, e qual escolher? Por que essa revolta dos rebeldes? Como amenizar a situação do país sem causar uma crise ainda maior? Como suportar o jogo de interesses entre as participantes? E a pergunta que não quer calar, qual será a escolhida de Maxon? Tudo isso e muito mais você descobre lendo A Seleção, o livro da Editora Seguinte que vai te arrancar suspiros.

"Mas tanto o príncipe como eu entendíamos que seria tolice ele entregar o coração a mim quando eu mesma não sabia por onde andava o meu." -Página 299

O que pra mim seria uma história clichê, se tornou uma trama inesquecível que terá sempre um espaço especial na minha prateleira. 

Kiera Cass desenvolve a trama curiosamente bem, e realmente me surpreendeu. Sabe aqueles livros em que você espera que aconteça uma coisa, mas ele acaba te pegando desprevenido? A Seleção é um deles. A história tinha tudo para ser o típico clichê de garota nada popular que luta pra ficar com o boy magia, contudo o seu conteúdo vai muito além disso.

Um dos pontos que mais me atraiu em A Seleção foi a descrição dos ambientes. Parece que você consegue imaginar como são realmente os lugares do jeito que a autora idealizou ao escrevê-los. O fato de tratar das castas, e tocar num assunto criterioso que é a desigualdade, também rendeu belos pontos na minha concepção da narrativa.

A descrição dos personagens também são bem agradáveis. Suspirei várias vezes ao ler sobre o super Aspen e o maravilhoso Maxon. Gostei do fato do príncipe se apaixonar principalmente pela sinceridade e humildade de America, em meio a uma vida de aparências ele poderia ter escolhido simplesmente por beleza física.

"Desde o começo da Seleção, vinha pensando que minha vida seria arruinada ali. mas naquele momento, o castelo parecia exatamente o lugar em que eu deveria estar." -Página 357

Mesmo achando tudo isso de garotas competindo por um homem, ou saltos, vestidos, e princesa, um pouco superficial, o livro não é nem um pouco fútil (o que eu pensava antes de lê-lo). Os quotes são esplêndidos, e estou ansiosíssima para ler A Elite, o segundo livro da trilogia. 

"Pela minha experiência, posso dizer que o amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente." -Página 205

A diagramação fala por si mesma, não precisa nem de comentários. Por isso tudo e muito mais, que eu não só dei cinco estrelas, como também favoritei essa obra maravilhosa. Você precisa ler A Seleção.

Então é isso, galera!
Espero que tenha gostado.

Beijocas da Jay


ACOMPANHE A PRATELEIRA NAS REDES SOCIAIS ABAIXO:

4 comentários:

  1. Olá Olá !
    Em primeiro lugar , gostaria de felicitar o blog fantástico, eu amo todas as mensagens que são uma inspiração para o nosso blog.
    Em segundo lugar, você poderia nos ajudar a seguir o nosso blog, porque não chega nem perto do famoso , lol ? Eu tenho que seguir .
    Grato pela atenção, muito bem sucedido e abraços! < 3
    Obsesión por la lectura <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paqui! Tudo bem?
      Muito obrigada! É muito bom receber comentários positivos!
      Vou seguir sim, sucesso pra o seu blog!;)

      Beijocas da Jay

      Excluir
  2. Olá! Eu sinceramente fiquei sem folego após ler essa resenha perfeitamente bem elaborada. Bom, A Seleção é um dos livros que está na minha estante há algum tempo...(tenho muitos livros para ler por aqui haha)e que sempre fui muito animada para lê-lo, porém o tempo foi passando e eu fui me encantando por outros livros. Mas com toda certeza, essa resenha me reanimou e provavelmente A Seleção será a minha próxima leitura. Beijos.

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ester! Tudo bem?
      Que bom que gostou, flor!
      Espero que aprecie a leitura tanto quanto eu.

      Beijocas da Jay

      Excluir