Image Map

O Livro dos Negros- Lawrence Hill

Follow my blog with Bloglovin

Boa tarde, galera! A resenha de hoje é do Livro dos Negros, cortesia da Primavera Editorial, do autor Lawrence Hill. 
Espero que gostem!

O Livro dos Negros
Autor: Lawrence Hill
Idioma: Português

Editora: Primavera Editorial
Número de páginas: 408
Gênero: Ficção contemporânea
Classificação: ★★★★


    Esplendorosamente comovente.

     "O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul.
     Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão.
     O nome “O Livro dos Negros” se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao rei na Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade.
Aminata Diallo percorre toda uma longa trajetória com a finalidade de conseguir entrar no livro dos negros e conquistar sua liberdade.
     A obra, marcante e inesquecível, tornou-se uma miniserie de sucesso nos Estados Unidos. Dirigida e escrita por Clemente Virgo (The Wire) e protagonizada pela atriz Aunjanne Ellis e Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar em 1996."
[SKOOB]

     A história foi maravilhosamente escrita.
     Aminata desde criança mostrava-se curiosa e inteligente, e agora mulher, tem uma garra invejável. A protagonista foi minunciosamente produzida, e sua personalidade é presente em todas as suas ações. 

"Alguns dizem que tive uma beleza pouco comum, mas eu não desejaria beleza para nenhuma mulher que não tivesse sua liberdade, e que não escolhesse os braços que a abraçam." -Página 14

    Um dos pontos que mais me atraiu pela história foi o grande valor cultural sobre a escravidão, através da vida de Aminata. Confesso que ganhei muito conhecimento sobre aquela época que me foi muito útil nas aulas de história, sociologia, e até mesmo geografia. 

     Chorei. Chorei sim. Muito. A trama é belíssima, e esse deveria ser um daqueles livros obrigatórios de se ler na escola. Além da didática, da protagonista guerreira, pra fechar o sanduíche de coisas boas, ainda temos uma grande lição de vida. A cada vez que Aminata estava a beira da morte eu me agarrava ao fato dela contar sua vida, já idosa. "Calma, Jayne. Ela não vai morrer agora. Não, não pode ser assim."

"-Hoje, você vive, criança. Amanhã, você sonha." - Página 97

     Belas reflexões. Acredito que todos que leram esse livro, mudaram seu conceito sobre alguma coisa, ou passaram a olhar o mundo de uma maneira diferente.

     A diagramação está lindíssima! A beleza da mulher negra foi magnificamente explícita pela modelo da capa, e o nome em vermelho ficou bem atrativo.

Recomendo a leitura.


ACESSE A BAIXO OS PERFIS SOCIAIS DA PRIMAVERA EDITORIAL:

Beijocas da Jay

2 comentários:

  1. Eu simplesmente PRECISO ler esse livro. Está na minha lista e a sua resenha só fez meu desejo por ter ele em mãos crescer e crescer! Parabéns! Adoro protagonistas fortes e histórias emocionantes que nos fazem chorar e ao mesmo tempo dizer a nós mesmas "Calma, calma..." rsrs

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem?

      Obrigada! Eu também amei esse livro.
      Que bom que gostou da resenha!

      Beijocas da Jay

      Excluir